sábado, 22 de janeiro de 2011

Coisa de baiano...

"Ser baiano é falar: "ô minha tia, me arranje um acarajé aí na moral! " "oh negão, chega aí..." "bora cumê água, véi!"... É soltar um "oxe, oxe" em qualquer lugar e achar massa! É falar "na moral", "de fudê", "êta", "falô", "buzú", "fazeno", "Deus é mais!", "bora armá os esquema", "brocamos", "vixe", "ô voinho(a)","mainha", "painho", "ô retado", "colé", "lá ele", "brau"... "Ô minha nêga", "vamo po reggae", "ê porra"... É chamar sua amiga de piriguete, seu amigo de corno, viado... Ser baiano é marcar um compromisso pra "de hoje a oito"... Ver o Pôr-do-Sol do Farol... da Barra, do Humaitá, de Mar Grande, de Itapuã... Ser baiano é ser feliz, estar de bem com a vida! É ser receptivo, disposto a ajudar. É ficar retado quando falam mal da gente! É viver! Se jogar, meu véio! Aproveitar essa terra abençoada por Natureza! É ser chamado de preguiçoso pelos paulistas (eles morrem de inveja da gente!)... Cá pra nós: o Baiano é FODA, meu rei!"


E eu tenho muito orgulho das minhas raízes e matrizes. Orgulho de pertencer à essa terra linda, de gente trabalhadora, que dá duro pra viver. Orgulho de ver todo mundo se cumprimentando, de poder chegar num restaurante com os amigos e chamar a garçonete de "tia"... Orgulho dessa intimidade que só a gente tem um com o outro. Orgulho de ver o negro casado com a branca, de seus filhos mulatos. Orgulho do índio, do caboclo. Da miscigenação, do sangue. Orgulho dos baianos, orgulho da Bahia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário